APRE comemora o sucesso do evento e orgulha-se de fazer parte do evento que promove o uso de madeira nas construções
O XVIII Ebramem (Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira) e a Ebramem Expo realizados de 5 a 7 de maio, em Curitiba, foram um sucesso. Não apenas de público, ao reunir cerca de 800 participantes, mas principalmente pelo conteúdo e nível dos debates e dos expositores. A programação incluiu apresentação de trabalhos científicos, palestras internacionais, exposição técnica, painéis de debates, mostras culturais, prêmios e o hackathon da madeira. “Temas robustos e profundos que projetaram a importância das florestas plantadas diante do amplo potencial construtivo da madeira engenheirada no Brasil”, comenta o presidente da APRE Florestas, Fábio Brun – que participou da solenidade de abertura, no dia 05 de maio.
Brun avalia que iniciativas como o Ebramem sejam essenciais e, principalmente, que aconteçam no Paraná – que além de ser um estado precursor de tecnologia, é também um dos maiores produtores de madeira oriunda de florestas plantadas. “Ao unir quem produz, com quem fornece a tecnologia, aliado ao conhecimento acadêmico, todos saem ganhando. Eventos como o Ebramem são uma oportunidade para que o Paraná se mantenha à frente, do ponto de vista tecnológico e produtivo”, destaca o presidente da APRE.
Ailson Loper, diretor executivo da APRE, pontua que os objetivos foram atingidos. “Movimentamos o ecossistema da construção em madeira ao unimos academia e mercado. Além disso, evidenciou como o sul tem sido pioneiro nesta pauta”. O XVIII Ebramem é uma iniciativa encabeçada pelo Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira (Ibramem), pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pela Associação Paranaense de Empresas de Base Flores/tal (APRE) e pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que sediou o evento.
Abertura – Além do presidente da APRE, estiveram presentes o reitor da Universidade Federal do Paraná, Marcos Sfair Sunye, a presidente do Ibramem, Angela do Valle, a presidente do Ebramem, Andréa Berriel, o diretor da Fiep e superintendente da Abimci, Paulo Roberto Pupo, a vice-reitora da UFPR e professora da engenharia florestal, Graciela Inês Bolzón de Muniz, o diretor de tecnologia da UFPR, Luiz Fernando de Lima Júnior, o presidente do CAU/PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná), Walter Gustavo Linzmeyer, e a diretora de projetos do IPPUC, Daniela Mizuta.