No último dia 5 de junho, a APRE visitou as principais redações dos veículos de comunicação para divulgar o Prêmio APRE Florestas de Jornalismo, que está em sua terceira edição.
Com o tema “Florestas Plantadas e Tecnologia”, a edição 2025 coloca em destaque a inovação e os avanços tecnológicos aplicados a uma das atividades mais relevantes para a economia e sustentabilidade do estado.

O presidente da APRE Florestas, Fabio Brun, ressalta a importância da premiação. “A imprensa desempenha um papel fundamental na promoção da economia verde, que engloba o setor florestal, incentivando debates sobre o desenvolvimento dessa atividade econômica e suas contribuições para a sociedade”, assinala.
O prêmio é aberto para jornalistas de todo o Brasil, mas com a temática centrada no estado do Paraná, e contempla três categorias: reportagem escrita (jornais, revistas, sites, portais e blogs), de áudio (rádios e podcasts) e de vídeo (TVs, sites e plataformas de compartilhamento de vídeo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do dia 30 de maio até 20 de outubro de 2025. Serão aceitas matérias veiculadas entre 1º de novembro de 2024 e 20 de outubro de 2025.
A premiação ocorrerá durante o jantar anual da APRE, marcado para 28 de novembro de 2025, em Curitiba (PR). Além de premiar os três melhores trabalhos por categoria, o concurso também prevê uma Menção Honrosa concedida pela Embrapa Florestas para reportagens que abordem temas ligados à ciência, pesquisa e instituições acadêmicas, reforçando a importância da conexão entre conhecimento científico e prática florestal.
Inovação e impacto socioambiental
A proposta do tema desta edição reflete a crescente importância das florestas plantadas como recurso renovável e matéria-prima para diversos setores, como móveis, construção civil, energia, higiene, papel e celulose.
Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apontam que o Brasil está entre os dez países com maior área de florestas plantadas no mundo, com cerca de 10 milhões de hectares. Nesse cenário, o Paraná é protagonista: é o maior produtor de pinus do país e responde por 20% da madeira produzida nacionalmente.
Mais do que uma atividade econômica robusta, o setor florestal paranaense também é destaque em conservação ambiental. Empresas associadas à APRE conservam 564 mil hectares de florestas nativas e mantêm 79,1% de suas áreas certificadas, atestando práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva.
Como participar
Podem concorrer ao prêmio reportagens que explorem temas como bioeconomia, inovação, sustentabilidade, geração de emprego e renda, arquitetura com madeira engenheirada, cadeias produtivas, entre outros (confira no edital). Cada jornalista poderá inscrever até cinco trabalhos por categoria, desde que respeitados os critérios do regulamento.
As inscrições devem ser enviadas para o e-mail comunicacao@apreflorestas.com.br, acompanhadas de ficha com dados pessoais e profissionais, resumo da matéria e link ou PDF da publicação, conforme previsto no edital. Não serão aceitos conteúdos patrocinados ou publicados em veículos ligados a instituições acadêmicas, entidades de classe ou órgãos governamentais.
Serviço
3º Prêmio APRE Florestas de Jornalismo
Inscrições: de 30 de maio a 20 de outubro de 2025
Período de veiculação das matérias: de 1º de novembro de 2024 a 20 de outubro de 2025Categorias: Reportagem escrita, de áudio e de vídeo
Premiação em cada categoria: R$ 3.500,00 + certificado + troféu (1º lugar); R$ 2.000,00 + certificado + troféu (2º lugar); Leitor digital de livro + certificado + troféu (3º lugar).