Sala de Imprensa

Conservação fauna e flora: associadas da Apre destacam suas ações

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Um dos papéis da sociedade é gerar esforços para a conservação da fauna e flora. Entre as inúmeras ações do setor de árvores cultivadas para proteger o meio ambiente, são desenvolvidas constantes iniciativas sobre a importância da biodiversidade. No mês especial dedicado ao tema, a Ibá está realizando uma campanha nas redes sociais, convidando todos a compartilharem seus avistamentos e flagrantes de fauna e flora. Conheça abaixo as iniciativas de algumas empresas associadas à Apre, divulgadas no boletim Ibá Digital.

Prezar pela conservação da fauna e da flora está no DNA da Klabin

A Klabin investe em diversas iniciativas e pesquisas para a conservação da fauna e da flora, incluindo espécies ameaçadas de extinção. 

Pioneira no uso da técnica de plantio em mosaico, sistema que mescla áreas de florestas nativas preservadas, que correspondem a quase metade da área florestal da empresa, com florestas plantadas. O manejo contribui para a preservação de recursos naturais, por meio de corredores ecológicos, que favorecem a circulação de espécies de animais silvestres. São 240 mil hectares de florestas nativas, 250 mil hectares de florestas plantadas. Foram identificadas mais de 1800 espécies de flora, das quais 25 são consideradas ameaçadas de extinção, e mais de 800 espécies animais, sendo que 25 estão ameaçadas de extinção. 

A empresa mantém um Parque Ecológico, localizado em Telêmaco Borba (PR), com atividades voltadas para a reabilitação e a conservação de animais silvestres ameaçados. O local, que possui uma Área de Alto Valor de Conservação (AAVC), tem 9.852 hectares, dos quais 91,6% formado por florestas naturais e com cerca de 50 espécies de animais. 

Nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), em Santa Catarina, o Complexo Serra da Farofa tem quase cinco mil hectares de área remanescente da Mata Atlântica, com floresta de araucárias e campos de altitude, abrigando nascentes dos rios Caveiras e Canoas. Já a RPPN de Monte Alegre, no Paraná, possui 3.852 hectares que fornecem sementes de espécies florestais para a restauração de áreas degradadas. 

Em 2019, foi inaugurado o Centro de Interpretação da Natureza (CINAT), em Santa Catarina, para facilitar o trabalho e a vivência dos pesquisadores no desenvolvimento de pesquisas e projetos na RPPN Complexo Serra da Farofa. 

Metodologias para conservação de fauna e flora – TTG Brasil

O manejo florestal adequado deve conter medidas mitigadoras e ações que visem garantir a proteção dos recursos naturais, bem como reduzir as ameaças que possam surgir. A TTG Brasil Investimentos Florestais realiza frequentemente os monitoramentos de fauna e flora dentro das propriedades sob sua administração e elabora análise crítica desses resultados, comparando com resultados passados, para, quando se fizer necessário, tomar novas medidas de proteção e monitoramento.

O monitoramento conta com a equipe de vigilância patrimonial e do sistema de combate a incêndios através de câmeras de vídeo, assim como sinalização de proibição à caça e pesca. O objetivo é detectar problemas nas estradas, deposição de resíduos, ocorrências relacionadas à segurança patrimonial (cercas, porteiras, invasões, corte ilegal, etc.), ao controle de pragas e doenças e presença de gado nas áreas, ou qualquer outra perturbação que possa influenciar na conservação das espécies.

Além disso, a empresa possui cerca de 14.500 hectares de Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVCs), onde os monitoramentos são realizados por empresa especializada com um número maior de parcelas amostrais nestes locais e a equipe de Vigilância Patrimonial, e ainda o monitoramento florestal e o sobrevoo com uso de drone mensalmente para avaliar/identificar irregularidades no local.

Recentemente, a empresa adotou a ferramenta de coleta de dados Survey 123 do ArcGIS, para registrar os avistamentos de fauna em campo com o uso de smartphones e/ou tablets mesmo sem conexão com a internet. Desta forma, a equipe de Vigilância Patrimonial e os colaboradores internos podem apontar qualquer animal avistado em campo, seja por registro visual ou por vestígios de fezes e pegadas. Em 2020, durante a aplicação, foram registrados mais de 500 avistamentos de fauna, entre eles espécies como Lobo Guará e Anta, além de outras que são vulneráveis ou ameaçadas de extinção. As informações levantadas são registradas no Power BI e apresntadas como indicador de manejo adequado durante as auditorias de manutenção do certificado do FSC.

Mais de 25 anos de monitoramento de fauna e flora – WestRock

Na WestRock, o manejo florestal sustentável e duplamente certificado, ajuda a preservar a biodiversidade e habitats naturais nas regiões em que há florestas, onde diversas espécies de animais e plantas vivem e se reproduzem. O plantio de pinus e eucalipto realizado em formato de mosaico com áreas de preservação forma corredores ecológicos, colaborando para a conservação de florestas que fornecem alimento, refúgio e áreas de reprodução para as espécies de fauna e flora.

O monitoramento de fauna e flora existe há mais de 25 anos. Nesse período foram identificadas 355 espécies de fauna e 239 espécies de flora. Pelo menos, 33 espécies de fauna e flora preservadas nas florestas são ameaçadas de extinção como, na flora: araucária, imbuia, cedro, peroba-branca, xaxim, canela-do-brejo, ingá; e na fauna: aves como tauató-pintado, papagaio-de-peito-roxo, papo-branco, pica-pau-de-cara-canela; e mamíferos como veado-mateiro, veado-bororó, gato-do-mato, gato-do-mato-pequeno, jaguatirica, onça-parda, bugio-ruivo, e paca. 

Em 2020, foi implementado um novo programa para monitorar a longo prazo a presença de espécies de plantas e animais em fazendas localizadas em Bela Vista do Toldo (SC), Antônio Olinto (PR) e Três Barras (SC). O monitoramento proporcionará uma visão ainda mais aprofundada sobre os benefícios do manejo florestal para a preservação da biodiversidade na região. O programa também diagnosticará indicadores no cenário da fauna e flora em outras oito fazendas.

Foto: Klabin – Ibá Digital