Com o apoio da APRE Florestas, o Congresso Nacional Moveleiro 2025 será realizado nos dias 1º e 2 de outubro, no Campus da Indústria da Fiep, trazendo tecnologia, inovação e conexões estratégicas para transformar o setor.
Entre os temas discutidos, estão Inteligência artificial no chão de fábrica, estratégia, design e novos modelos de negócio, bem como rodadas de negócios internacionais.
O 12º Congresso Nacional Moveleiro contará com grandes nomes que trarão diferentes perspectivas sobre inovação, economia, design e empreendedorismo. Entre os palestrantes confirmados estão Luiza Helena Trajano, João Appolinário, Caito Maia, Esther Schattan, Patricia Pomerantzeff, Caio Megale, Marcelo Prado, Alberto Carbonar, Jessica Sandin e Sidarta Ruthes, reforçando a diversidade de olhares que enriquecerão os debates e painéis do evento.
Com o tema “Conectando Empresas e Gerando Negócios”, o Congresso consolida-se como um dos principais fóruns da cadeia madeira e móvel do Brasil. Além das mostras, concursos e palestras, a programação trará painéis temáticos, lançamentos e experiências imersivas sobre design, sustentabilidade, comércio exterior, economia circular, tecnologia e políticas públicas.
Uma das atrações mais aguardadas da programação é a Casa Conceito. Realizada em parceria com a Fiep e a Abimóvel, a iniciativa se tornou um marco no Congresso por materializar, de forma prática e sensorial, os conteúdos discutidos nos painéis e palestras. A Casa Conceito promove um ambiente de experimentação e interação entre diferentes públicos do setor, reunindo desde estudantes até empresários e representantes de instituições.
Quem assina o conceito da Casa Conceito este ano é o escritório Katalin Stammer Arquitetura e Design, com ampla experiência em projetos que aliam comportamento humano, inovação e sustentabilidade. Para a arquiteta, mais do que elaborar uma residência, o desafio é traduzir o futuro do morar:
“A Casa Conceito se tornou uma ação importante do Congresso Moveleiro, pois nela materializamos as temáticas trabalhadas nos conteúdos apresentados, ilustrando pontos fundamentais para os participantes e promovendo um espaço de conexão entre estudantes, empresários e instituições. Como pesquisadores do comportamento humano no morar, assinar esse espaço é traduzir o que entendemos ser o futuro próximo: viver bem, consumir com qualidade e de forma sustentável, considerando todos os ciclos que isso envolve. Nosso objetivo é transformar a experiência do usuário em estratégias de negócios para as empresas e indústrias do setor moveleiro paranaense e brasileiro”, destaca Katalin Stammer.
A estrutura contará com a colaboração de uma equipe de parceiros estratégicos e será construída com o modelo TUNDRA CAMPESTRI, da AEF Tiny Houses, reconhecida por seu sistema construtivo modular e sustentável Tiny Teke. A proposta é demonstrar como o design dos espaços pode impactar positivamente a vida das pessoas, promovendo relações mais saudáveis, maior convívio e mais qualidade de vida, temas cada vez mais relevantes em uma sociedade marcada por mudanças profundas nos perfis familiares e estilos de vida.
A inscrição para o 12º Congresso Nacional Moveleiro é gratuita e pode ser feita pelo site da Fiep.