O Congresso sobre Plantações Florestais, promovido pelo IPEF, em parceria com Ibá, ABTCP e Iufro, foi realizado esta semana em Piracicaba e contou com mais de 300 participantes. Foram dois dias de debates com especialistas de diferentes áreas, que se apresentaram em nove plenárias e 14 talk shows. O evento contou com ampla participação de estudantes de diferentes regiões do país. Foram recebidos 130 resumos expandidos e 100 pôsteres. O terceiro e último dia foi dedicado a visitas técnicas.
Durante a cerimônia solene, foi assinado o convênio entre o IPEF e a ForestWise/Portugal e comemoradas as duas décadas de cooperação entre o IPEF e o CIRAD (Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement) da França. Na oportunidade, foi lançado o livro “Pragas & Doenças do Eucalipto”, elaborado pela equipe de Manejo Florestal da Suzano e que tem o IPEF como disseminador da obra.
Por fim, foi anunciada a entrega de dois Títulos de Sócios Honorários do IPEF, que constitui uma honraria destinada a homenagear pessoa física que tenha prestado serviços relevantes ao instituto ou para o desenvolvimento científico e tecnológico do setor florestal. O reconhecimento foi a José Artemio Totti, na sua atuação como diretor Florestal da Klabin, e para José Ricardo Paraíso Ferraz, por seu trabalho como diretor Florestal da Dexco.
Além de ser correalizadora do evento, a Ibá esteve presente nas plenárias e talk shows
Patrícia Machado, gerente de Políticas Florestais e Bioeconomia da Ibá, apresentou como o setor de florestas plantadas está conectado à bioeconomia. Foi destacado que o setor é nato nesta agenda, uma vez que utiliza matéria-prima renovável e produzida de modo sustentável para a fabricação de mais de 5 mil bioprodutos. Foi mencionada ainda a atuação do setor na conservação da biodiversidade, na economia circular, uso da energia limpa, entre outras ações importantes. Patrícia também participou do Comitê Central Organizador do Congresso.
Camilla Marangon, especialista de sustentabilidade da Ibá, participou do Talk Show sobre certificação juntamente com Lennon Franciel Neto, Presidente do FSC Brasil e representante da Dexco, e o Prof. Edson Vidal, da ESALQ/USP. O painel debateu o cenário futuro da certificação no País, tendo a Ibá salientado as oportunidades em face da reestruturação do PEFC Brasil, bem como os desafios da European Union Deforestation-Free Regulation. No painel também foram abordadas as demandas para a academia em termos de ciência voltada para a certificação e as mudanças atreladas à novas regras de conversão no FSC.
Foto: Divulgação Ibá