Sala de Imprensa

Como o aumento do uso da madeira na construção pode afetar o setor florestal?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O uso de madeira maciça continua a aumentar, assim como seu impacto no setor florestal. Ele criou novos empregos e oportunidades para milhares. Também tornou alguns projetos possíveis e outros mais eficientes. Mas com isso vieram muitas questões sobre sua sustentabilidade.

À medida que a construção em massa de madeira decola, muitas pessoas se perguntam qual será o impacto duradouro.

O IMPACTO DO IMPACTO DA MADEIRA EM MASSA NO SETOR FLORESTAL

Os defensores insistem que está revolucionando a indústria da construção. Eles também acreditam que pode ser parte da solução para as mudanças climáticas. Alguns, por outro lado, questionam se a extração e a manufatura necessárias para fazer o novo material compensam quaisquer benefícios.

Quando se trata de seu efeito no setor florestal, cabe às empresas de construção de madeira em massa e à indústria da construção como um todo trabalhar com ecologistas e silvicultores. Isso ajudará a garantir que o futuro da construção em massa de madeira promova a biodiversidade.

E é neste momento quje as florestas cultivadas têm sua importância, embora muitos silvicultores ainda não exerguem este mercado crescente.

ANTES DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL EM MASSA DE MADEIRA

Hoje, a madeira está se tornando o material de construção preferido para muitos projetos. Isso graças à sua confiabilidade e versatilidade. Durante os séculos 19 e 20, no entanto, concreto e aço eram os materiais de construção preferidos. A madeira, por outro lado, era considerada um material de construção inferior e muitas vezes esquecido.

Isso significava que os profissionais da construção e os proprietários de casas mais ou menos ignoravam a madeira. Freqüentemente, achavam que não seria seguro. Pesquisas recentes, no entanto, mostram que a construção em madeira pode ser muito segura. Além disso, ao contrário do aço e do concreto, a madeira maciça é um produto ambientalmente correto. É por isso que a popularidade da construção de madeira em massa sustentável continua a crescer.

APÓS CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS ​​DE MADEIRA EM MASSA

Em todo o mundo, muitos construtores estão considerando a madeira como a vanguarda dos materiais de construção. Hoje, existem maneiras novas e inovadoras de construir qualquer coisa com produtos de madeira em massa.

O edifício Carbon 12 de 8 andares localizado em Portland, Oregon, é um bom exemplo de um edifício inovador de madeira maciça. É uma das estruturas comerciais mais altas do mundo, construída com madeira maciça. No Brasil temos vários exemplos vindos das empresas Tecverde. Amata, ITA Construtora, Crosslam e Emergrum por exemplo.

BENEFÍCIOS DA CONSTRUÇÃO MACIÇA DE MADEIRA

As estruturas construídas em madeira têm muitos benefícios. Algumas das principais razões pelas quais a construção em massa de madeira é tão popular hoje incluem:

1- A madeira é um ótimo isolante.
2- A madeira é esteticamente bonita.
3- A construção em massa de madeira é ecologicamente correta porque as árvores são um recurso renovável e sustentável.
4- As estruturas de madeira são mais rápidas de construir, o que significa que você economizará dinheiro.

IMPACTO SEGUINDO EM FRENTE

Não se pode negar que teve um grande impacto no setor florestal. Ambientalistas, empresas de construção em massa de madeira e arquitetos trabalham continuamente para encontrar meios de produção mais sustentáveis.

Isso envolve a redução de sua pegada de carbono, produzindo menos resíduos. Mas também, foco no plantio tanto quanto no corte. Para que essa indústria seja sustentável, deve haver sempre o foco na renovação dos recursos naturais. Os produtores rurais têm que ter consciência de que precisam pensar mais neste mercado e direcionar suas florestas para madeira serrada, com idade acima de 10 anos e diâmetro maior no caso do eucalipto e acima de 18 anos no caso do pinus. Os ganhos com certeza serão maiores que os praticados hoje na venda da mesma madeira para outras finalidades. É ter um olho no futuro e acreditar no crescimento esponencial do uso da madeira na construção civil no Brasil. Se acontece em vários países, porque aqui não?

Foto: Seagate Mass Timber