Demanda foi apresentada ao órgão pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acaba de instalar a Comissão de Estudos de Pellets (CEE-242). A demanda foi apresentada pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), gestora do CB-31 (Comitê Brasileiro de Madeira) na ABNT. O objetivo é desenvolver uma norma técnica para pellets produzidos com resíduos de madeira, entre outras matérias-primas, e a aplicação como biomassa, no que se refere à terminologia, classificação, requisitos, métodos de ensaio e generalidades. As Comissões de Estudo são formadas por membros de diversas classes interessadas no tema, desde representantes de universidades, institutos de pesquisas até produtores e consumidores.
Segundo a Abimci, a criação da Comissão se justifica pelo crescimento do mercado no uso de pellets como uma alternativa sustentável para geração de energia no Brasil. Ainda de acordo com a associação, o mercado está em franca expansão, com aumento da capacidade instalada e de novos investimentos fabris, e, com isso requer padrões de qualidade técnica para atender as diferentes demandas. Recentemente, foi instalado um Comitê de Pellets e Biomassa como parte da estrutura organizacional da Abimci, que irá trabalhar para identificar oportunidades para o segmento no uso comercial, residencial e corporativo dos pellets.
Com a formalização da Comissão de Estudos, em breve será agendada a primeira reunião para o início dos trabalhos. É possível solicitar mais informações pelo e-mail cb31@abnt.org.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa Abimci