Sala de Imprensa

Boletim da Ibá destaca inciativas das empresas em parceria com as comunidades

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O boletim de abril da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) traz uma série de ações das empresas em conjunto com a comunidade para a geração de produtos além do setor. As parcerias demonstram o quanto as organizações têm compromisso com o desenvolvimento sustentável, promovendo iniciativas que colaborem com o crescimento social do País. 

Confira abaixo alguns destaques das associadas à Apre:

Klabin mantém iniciativas de apoio a pequenos empreendedores e produtores rurais

Contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental das regiões nas quais está inserida é uma das premissas da política de sustentabilidade da Klabin. Em linha com as iniciativas da Agenda Klabin 2030, a Companhia promove ações específicas de apoio aos pequenos e médios agricultores, empreendedores locais, fortalecendo a geração de renda e melhorando a gestão ambiental, social e econômica dos negócios. 

Voltado à agricultura familiar, o programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, é uma parceria da empresa com a ONG Apremavi e o Sebrae. Promovido no Paraná e em Santa Catarina, já beneficiou mais de 600 propriedades na região, por meio do apoio à adequação ambiental, comercialização de alimentos, ações de formação, diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo e cooperativismo. Nos últimos cinco anos, mais de 70% dos agricultores parceiros do Matas Sociais relataram aumento de renda, além de ampliação de mercados para comercialização, implementação de novas tecnologias no campo, maior organização produtiva e cuidados ambientais.

Outra iniciativa desenvolvida pela Klabin para fortalecer pequenos e médios produtores rurais é o Programa de Apicultura e Meliponicultura, realizado em parceria com Associações de Apicultores, em áreas de base florestal da empresa no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Por meio desta ação, a Companhia cede espaço para criação de abelhas, somando esforços em duas frentes fundamentais, a contribuição para a geração de renda e o engajamento com o empreendedorismo local, assim como na conservação ambiental da região, pois as abelhas, por seu papel polinizador, trazem múltiplos benefícios à biodiversidade. A atividade incentiva e viabiliza o apoio à cadeia produtiva de mel e trabalha  afinidades com as atividades florestais, reforçando o uso racional e sustentável. Até o momento foram produzidas 222 toneladas de mel.

Em parceria com o Sebrae, a Companhia desenvolve o Programa Território Empreendedor, nos municípios de Ortigueira, Telêmaco Borba e Imbaú, no Paraná. O objetivo é fomentar os negócios locais na área de influência do Projeto Puma II, por meio da oferta de capacitações para melhorar a gestão de empresas já existentes e a criação de novos negócios. A metodologia da ação está dividida em três módulos: Preparar para gerir, no qual o participante poderá aprender a estruturar a gestão, processos e inovação; Preparar para empreender, focado em desenvolver ações de impacto para o público no desenvolvimento de negócios inovadores e sustentáveis, com mentoria de especialistas; e, por fim, a Formação Técnica Profissional, com propósito de trazer habilidades que serão úteis no mercado de trabalho, seja como um profissional mais qualificado ou como empresário. 

Os projetos implementados pela Klabin para incentivar a promoção e engajamento das comunidades contribuem para o avanço dos Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), um conjunto de metas de curto, médio e longo prazos que organizam e orientam os marcos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) da empresa em relação ao seu plano estratégico de crescimento, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

WestRock: Iniciativas que apoiam nossas comunidades e beneficiam o meio ambiente

Na WestRock, nosso compromisso com a Sustentabilidade permeia tudo o que fazemos, todos os dias. Cuidar das comunidades onde atuamos e preservar o meio ambiente é nosso papel no mundo. Por isso, buscamos continuamente a redução da geração de resíduos e a regeneração dos sistemas naturais – conceitos da economia circular – para uma produção mais sustentável e com impactos positivos para as pessoas e o para o planeta. Desde 2019, temos o programa Mel Florestal: uma parceria que contribui para o desenvolvimento socioeconômico de apicultores da região de Três Barras (SC). No programa, áreas de nossas florestas nativas são disponibilizadas para a produção de mel, de forma sustentável e responsável com o meio ambiente. O mel produzido é comercializado na região, auxiliando na geração de renda dos produtores e suas famílias – 48 pessoas são diretamente impactadas por esse programa. O produto também contempla as comunidades do entorno, já que, em parceria com a WestRock, 10% da produção destina-se à doação para entidades sociais. Já foram produzidas, desde a implementação do projeto até a safra de 2020/2021, 9,2 toneladas de mel, das quais cerca de 1 tonelada foi doada para associações, como APAEs, hospitais filantrópicos e demais instituições que atuam na promoção da saúde e da diversidade e inclusão na região.

Destacamos também as iniciativas que reforçam nosso 5Rs® de Sustentabilidade WestRock (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Regenerar) e promovem oportunidade de uso eficiente dos recursos. Dois projetos de reúso, que dão um novo destino aos resíduos e os incorporam novamente à cadeia produtiva, geram renda às comunidades por meio da economia circular: o Projeto Transformação e o Programa de Hortifruti Composto. O primeiro possibilita que pessoas em situação de vulnerabilidade social, em parceria com uma empresa de logística reversa, transformem nossos uniformes usados  em novos itens, como cobertores, itens para a indústria automobilística ou até mesmo em necessaires e sacolas, que distribuímos como brindes. Além de contribuir para a independência financeira de muitas pessoas, o projeto contribui com o meio ambiente: já foram reutilizadas 2,4 toneladas de uniformes, poupando 17m³ de volume em aterros, contribuindo com a neutralização de 34 toneladas de carbono* e gerando mais de R$18,5 mil de renda inclusiva.

Já o programa Hortifruti Composto transforma resíduos da nossa fábrica de papel, por meio da compostagem, em um condicionador de solo rico em nutrientes, que é fornecido para agricultura local. Todo o material é distribuído gratuitamente à comunidade da região – de 2019 a meados de 2021, mais de 144 mil toneladas foram doadas a produtores rurais para o uso em hortas, pomares e na agricultura familiar. Ao todo, foram realizadas mais de 500 entregas a produtores rurais, beneficiando mais de 540 agricultores.  O reuso desses materiais, além de evitar o envio de resíduos para aterros sanitários, possibilita a redução do uso de fertilizantes e defensivos agrícolas nas plantações das famílias beneficiadas – produtos, que, a longo prazo, podem impactar na qualidade do solo desses produtores. Recentemente, o projeto iniciou uma nova etapa para ampliar seu benefícios ambientais, sociais e econômicos: estimulamos o fechamento completo do ciclo, ao servir, em nossos refeitórios, as verduras, legumes e hortaliças produzidas pelas mesmas famílias que recebem o seu composto orgânico. Todos os meses, cerca de 1,5 toneladas de hortifrutis são usadas para oferecer mais de 14 mil refeições, aos cerca de 900 trabalhadores da fábrica – das quais, 50% vêm dos pequenos produtores rurais da região

*Dados apurados pela empresa Retalhar, em 2021.