Incêndio florestal é todo o fogo que se propaga livremente, respondendo às variações do ambiente. A cada 10 incêndios florestais, 9 são causados pelo ser humano. As consequências são mais numerosas e graves do que se imagina, e eles representam um grande desafio e uma ameaça ao meio ambiente, à agricultura, ao setor florestal e à população. Para atuar na conscientização e evitar que problemas mais graves aconteçam, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) vai lançar, em parceria com diversos órgãos e instituições do estado, a campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais 2024. O evento acontece nesta terça-feira, 04 de junho, às 08h30, no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). O secretário da Agricultura, Natalino Avance De Souza, e representantes das entidades participantes já confirmaram presença.
De acordo com o corpo de bombeiros, em 2023, foram identificados 5.597 incêndios durante todo o ano no estado. Até maio de 2024, já foram identificados 3.685 focos de incêndios. Como existe a previsão de influência da La Ninha para o próximo inverno, os índices deste ano tendem a ser ainda maiores.
Na estação mais fria do ano, os riscos aumentam, já que a vegetação seca, a baixa umidade do ar e a estiagem facilitam a propagação das chamas. Por isso, a campanha vai trazer novamente materiais gráficos, digitais e audiovisuais para disseminar a informação e conscientizar as pessoas, apontando os danos causados por um incêndio florestal, quais ações podem provocar um evento e o que fazer ao avistar um foco. Neste ano, o slogan escolhido foi “Unidos na prevenção aos incêndios florestais – Somos guardiões da floresta”, para reforçar a mensagem que esse assunto é um problema de todos nós e, por isso, precisamos trabalhar em conjunto.
São duas grandes novidades este ano. A primeira é a chegada de uma nova mascote: a CURI, uma Curicaca vigilante do ecossistema que, como guardiã na natureza, vai ajudar a trazer dicas vitais sobre a prevenção aos incêndios florestais. Ela se junta a outros mascotes – Labareda, brigadista florestal do Ibama-Prevfogo; Quati João, do Corpo de Bombeiros Militar; e Mandinha, a abelha mandaçaia – para formar a Turma dos Guardiões da Floresta. E a segunda é a criação de uma cartilha educativa voltada a crianças e adolescentes, com o objetivo de investir também na conscientização desse público, para que eles ajudem sendo os “Guardiões da Floresta”.
Para saber mais sobre o trabalho, acesse www.paranacontraincendioflorestal.com
Esta é uma campanha de Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Embrapa Florestas, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef), Ibama/Prevfogo, Instituto Água e Terra (IAT), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Rede Nacional de Brigadas Voluntárias (RNBV), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB), Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Paraná (SEDEST), Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Serviço
Lançamento da Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais 2024
Data: 04 de junho de 2024
Horário: 08h30
Local: R. da Bandeira, 500, bairro Cabral – Curitiba (PR) Mais informações: APRE – (41) 4042-7572 | apreflorestas@apreflorestas.com.br