Maior companhia florestal das Américas e a segunda maior produtora mundial de painéis de madeira, a Arauco dá mais um passo rumo à inovação com foco em facilidades para parceiros varejistas e consumidores e lança o primeiro marketplace nacional voltado à venda de painéis de madeira.
As vendas do marketplace não serão realizadas diretamente pela Arauco, mas por revendedores da marca que poderão se cadastrar na plataforma. Flávio Verardi, diretor Comercial da Arauco, conta que essa iniciativa foi pensada tendo como base o respeito pela forte parceria que a companhia já possui com seus clientes revendedores. O novo canal visa aumentar a capilaridade da empresa e fortalecer a marca, atraindo novos consumidores que terão a oportunidade de conhecer pelo site, todo o portfólio de painéis revestidos da Arauco, além de produtos relacionados à cadeia moveleira.
“Em vez de realizarmos vendas diretas da fábrica, desenvolvemos a plataforma e investiremos na divulgação e engajamento de consumidores. Todo o processo de vendas e atendimento, entretanto, será realizado por nossos clientes revendedores. Para eles, trata-se de um novo formato para a atração de consumidores, uma nova forma de vendas, mas com a manutenção dos padrões de excelência em atendimento das lojas físicas”, afirma.
Joaquim R. S. Pio de Oliveira, gerente de Marketing da Arauco, acrescenta que a empresa possui um plano de investimento em marketing digital para 2022 com foco em alavancar não apenas a marca da fabricante de painéis, mas também os parceiros deste projeto.
“Nossa plataforma será divulgada em todo o Brasil, sendo assim, as revendas cadastradas ganharão capilaridade em território nacional. Mesmo que as vendas fiquem concentradas em regiões devido a questões logísticas, estes varejistas extrapolarão sua presença de marca para todos os estados brasileiros”, completa.
Público-alvo
O público-alvo do marketplace da Arauco são escritórios de arquitetura, marcenarias e pessoas físicas, que poderão escolher, pela internet, os painéis para fabricar seus móveis, com facilidade de pagamento e entrega do material no endereço de seus marceneiros.
Dezenas de revendas da Arauco, incluindo grandes redes, já estão inseridas no marketplace, que atenderá, de imediato, aos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A ideia, contudo, é ampliar o alcance de forma gradativa para todo o território nacional. Por enquanto, apenas produtos da marca estarão à venda no site, mas a companhia irá firmar parcerias com outras empresas fornecedoras do segmento ao decorrer de 2022.
Banco Safra fecha primeira emissão de CPR da Arauco no Brasil
Em dezembro, o Banco Safra anunciou que atuou na mais recente tomada de recursos da Arauco no Brasil. O grupo chileno é um dos maiores produtores de celulose do mundo.
A operação foi realizada pelo segmento Corporate do Safra, com a emissão de R$ 150 milhões em Cédula do Produto Rural (CPR) com certificação ESG (Ambiental, Social e de Governança) e prazo de cinco anos. A CPR é um dos principais instrumentos para financiamento da cadeia produtiva do agronegócio.
O negócio foi fechado com a Mahal Empreendimentos, subsidiária da Arauco, viabilizando investimentos de expansão em suas florestas de eucalipto.
A operação cumpriu com todos os requisitos para receber o selo de Plantações Bem Manejadas, em concordância com os princípios e critérios do Forest Stewardship Council (FSC), instituição com mais de 25 anos de atuação e sede na Alemanha. Os termos de sustentabilidade foram auditados pela SCS Global Services.
A Arauco se destaca também no campo do crescimento sustentável, pois a empresa é uma das maiores geradoras de energia renovável não convencional do Chile. Além de integrar esse processo para abastecer suas fábricas, a companhia consegue vender o excesso gerado no sistema elétrico do país, graças à produção proveniente de biomassa florestal, uma fonte limpa de energia.
Foto: Pixabay