O destino correto dos resíduos produzidos por uma indústria depende de planejamento, além de uma gestão inteligente, sustentável e com visão de futuro. Todas essas questões são prioridade no processo produtivo da Berneck, especializada em painéis MDP, MDF e HDF, além de madeira serrada de Pinus e Teca.
Em todos os procedimentos, desde as sementes que vão se transformar nas árvores colhidas, até os processos industriais para a fabricação dos produtos, a Berneck se preocupa com a reutilização e reciclagem dos resíduos gerados.
A empresa transforma as florestas plantadas de Pinus em economia. As cascas das árvores são utilizadas como biomassa para gerar energia e calor aos processos de produção. As toras grossas são transformadas em madeira serrada e, o resíduo de cavacos da serraria, tanto próprio como de terceiros, junto com as toras finas, são direcionadas para a fabricação dos painéis de MDP e MDF. Toda a galhada fica na floresta, gerando matéria orgânica para o enriquecimento do solo.
Outras ações da Berneck também são voltadas para o uso sustentável. As fábricas foram planejadas para realizar a captação da água da chuva para ser utilizada nos processos industriais, por exemplo. Nas unidades fabris é realizada a destinação adequada e controlada de resíduos sólidos descartáveis, como papel, plásticos, ferrosos, não ferrosos, lâmpadas, baterias e outros.
Também ocorre a destinação correta de restos de alimentos e óleo de fritura dos refeitórios; a destinação de reaproveitamento de todo o volume das cinzas gerado pelas caldeiras e a utilização das Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) para o tratamento de resíduos orgânicos líquidos, que devolvem a água utilizada tratada para a natureza.
Em relação aos colaboradores, a Berneck investe na conscientização para os três Rs: Reutilizar, Reciclar e Reduzir, com ações e treinamentos constantes. Todos esses programas integram as premissas ESG da empresa. Esta gestão inteligente é parte essencial dessa importante prática adotada pela companhia.