Sala de Imprensa

APRE recebe apresentação do Selo Clima 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Neste ano, nossas associadas buscaram mais informações sobre o Selo Clima Paraná, um programa de incentivo à redução dos gases do efeito estufa, que está na oitava edição. Em 2022, o projeto trouxe uma nova metodologia, que atende a Política Estadual de Mudança Climática e inclui princípios propostos por iniciativas com as quais o Paraná possui alinhamento e acordos, como a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); as campanhas Race to Zero e Race to Resilience e a Declaração de Edimburgo.

Para trazer mais informações sobre o tema, Rafael Andreguetto, diretor de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), e a equipe que coordena o Selo Clima Paraná fizeram uma apresentação aos representantes das empresas associadas à APRE. Segundo o diretor, a nova edição do programa ampliou as oportunidades para as empresas no processo.

“Essa é uma iniciativa do governo do Estado, que busca, cada vez mais, contar com a presença da iniciativa privada. Ficamos felizes em saber que a APRE tem interesse de estar presente com seus associados nesse projeto. Esperamos que possamos trabalhar em conjunto, pelo desafio que temos na formulação e execução de políticas ambientais voltadas a questões como mudanças climáticas, crédito de carbono, regulação do mercado de carbono, ou seja, acordos e compromissos que o Paraná tem assumido e que vão fazer parte do nosso dia a dia para o desenvolvimento sustentável do estado”, disse Andreguetto.

Conforme a apresentação realizada para a APRE e suas associadas, a missão do Selo Clima é “reconhecer, valorizar e engajar as organizações presentes no Paraná, comprometidas com o desenvolvimento sustentável, de modo a reafirmar, promover e divulgar os valores e compromissos firmados pelo estado em prol da sustentabilidade”. A metodologia prevê a divisão das empresas em portes, de acordo com o número de funcionários e a renda anual. Na dimensão do selo, são aceitas ações relacionadas ao ambiental, ao social e à governança, seguindo o conceito de ESG. Estão previstas, ainda, duas modalidades – mercado interno e mercado externo.

As empresas interessadas podem consultar o Termo de Referência, que serve como manual e detalha o passo a passo. Saiba mais neste link.

Imagem: Selo Clima Paraná