Neste ano, nossas associadas buscaram mais informações sobre o Selo Clima Paraná, um programa de incentivo à redução dos gases do efeito estufa, que está na oitava edição. Em 2022, o projeto trouxe uma nova metodologia, que atende a Política Estadual de Mudança Climática e inclui princípios propostos por iniciativas com as quais o Paraná possui alinhamento e acordos, como a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); as campanhas Race to Zero e Race to Resilience e a Declaração de Edimburgo.
Para trazer mais informações sobre o tema, Rafael Andreguetto, diretor de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), e a equipe que coordena o Selo Clima Paraná fizeram uma apresentação aos representantes das empresas associadas à APRE. Segundo o diretor, a nova edição do programa ampliou as oportunidades para as empresas no processo.
“Essa é uma iniciativa do governo do Estado, que busca, cada vez mais, contar com a presença da iniciativa privada. Ficamos felizes em saber que a APRE tem interesse de estar presente com seus associados nesse projeto. Esperamos que possamos trabalhar em conjunto, pelo desafio que temos na formulação e execução de políticas ambientais voltadas a questões como mudanças climáticas, crédito de carbono, regulação do mercado de carbono, ou seja, acordos e compromissos que o Paraná tem assumido e que vão fazer parte do nosso dia a dia para o desenvolvimento sustentável do estado”, disse Andreguetto.
Conforme a apresentação realizada para a APRE e suas associadas, a missão do Selo Clima é “reconhecer, valorizar e engajar as organizações presentes no Paraná, comprometidas com o desenvolvimento sustentável, de modo a reafirmar, promover e divulgar os valores e compromissos firmados pelo estado em prol da sustentabilidade”. A metodologia prevê a divisão das empresas em portes, de acordo com o número de funcionários e a renda anual. Na dimensão do selo, são aceitas ações relacionadas ao ambiental, ao social e à governança, seguindo o conceito de ESG. Estão previstas, ainda, duas modalidades – mercado interno e mercado externo.
As empresas interessadas podem consultar o Termo de Referência, que serve como manual e detalha o passo a passo. Saiba mais neste link.
Imagem: Selo Clima Paraná