O Fundo Cooperativo para Melhoramento de Pinus (Funpinus) esteve reunido para uma visita técnica em áreas de plantio de pinus da Berneck. O evento foi acompanhado pela APRE, com a participação da assessora técnica Maria Lucia Siqueira Bico e do estagiário Marcos Leal. Além da APRE, estiveram presentes empresas que possuem plantios de pinus para fins de serraria, processo e resina.
O encontro aconteceu na região do Vale do Ribeira e o grupo visitou alguns plantios de espécies de pinus, incluindo materiais genéticos elaborados pela Embrapa. A intenção foi justamente a de comparar o desenvolvimento de certos materiais genéticos.
Durante a visita técnica, que foi guiada por Ananda Aguiar, da Embrapa Florestas, foi possível discutir a influência do material genético na qualidade da madeira, na densidade, no incremento médio anual e na quantidade de nós – características muito importantes para a indústria.
“Visitamos áreas de plantio, incluindo Pinus maximinoi, o híbrido HE da Fazenda Fortaleza e materiais de Pinus taeda de alta performance. A visita proporcionou uma excelente troca de informações entre os participantes. Agradecemos a todos que estiveram presentes, em especial à empresa Berneck pela recepção”, comenta a assessora técnica da APRE.