Sala de Imprensa

Apre participa da reunião do Conselho Deliberativo da Ibá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O diretor executivo da Apre, Aolson Loper, participou, no dia 13 de julho, da reunião do Conselho Deliberativo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), que contou com palestra do presidente do BNDES, Gustavo Montezano, sobre “Brasil pós pandemia – Os Pilares da estratégia de desenvolvimento do BNDES”. Quase 70 participantes participaram do encontro privado para associadas e convidados.

O presidente do Conselho Deliberativo, Horacio Lafer Piva, reforçou a proximidade do setor com o BNDES, que pela atuação bastante próxima, já conhece muito bem as fortalezas dessa agroindústria.

Nesse trabalho próximo das empresas privadas, Montezano falou da constante troca de conhecimento entre o BNDES e a Ibá para dar capacidade técnica e amplo conhecimento setorial, o que permite desenvolver novos produtos com agilidade e inovação. “Transformar o BNDES em um hub de articulação e inovação financeira é extremamente proveitoso para o Brasil. Isso passa por uma nova forma de trabalhar. Estamos saindo da posição de banco mono-produto de crédito, diversificando nossas ações para atuar com garantias e projetos; privatizações e concessões, com destaque para o leilão da Cedae; além da relevante parte de investimentos socioambientais”, disse.

Entre vários projetos, o presidente do BNDES reforçou o esforço em expandir a atuação em infraestrutura, cadeias produtivas e exportação, sendo que este último ainda está em desenvolvimento e deve passar por aprovação em congresso.

Outro ponto reforçado na fala de Montezano é a pauta de investimento social e ambiental que vem crescendo muito. Ele inclusive ressaltou as associadas da Ibá pelas muitas ações de sustentabilidade. 

O banco está se aproximando cada vez mais das finanças verdes.  Por exemplo, o BNDES quer funcionar como indutor do mercado de crédito de carbono, informou Montezano. 

Na área social, o BNDES agora está disponibilizando todo o conhecimento para que as empresas possam investir em cluster em projetos sociais e ambientais.

“O BNDES quer ser visto como par e como solução para as empresas privadas. Essa é uma das metas que trago nesses meus dois anos que estou no maior banco de investimento da América Latina”, disse Gustavo Montezano.

Vale ressaltar, ainda, que Paulo Hartung, presidente executivo da Ibá, fez, no início do encontro, uma homenagem ao embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, que faleceu aos 88 anos. Já no encerramento, Hartung reforçou que o reposicionamento do banco tem sido muito positivo.

Imagem: Destaque Ibá – edição 290