Curitiba recebeu, entre os dias 23 e 29 de julho, a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento de pesquisa e extensão da América Latina, que teve como tema central “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. Entre as atividades ofertadas, estava o SBPC Jovem, criado para incentivar o contato do público infantojuvenil com o conhecimento científico e despertar o interesse pela ciência, tecnologia e inovação. A APRE esteve presente no encontro, apoiando o estande “A Madeira Mágica e os Benefícios das Florestas”, que apresentou aos visitantes o setor florestal, os principais produtos que vêm das florestas e a importância das florestas para as pessoas e para o meio ambiente.
Gabriela Quinsler, estudante de Engenharia Florestal da UFPR e estagiária da APRE, participou do evento e conta que a experiência foi enriquecedora. No estande, passaram inúmeros visitantes, entre crianças e adolescentes de oito a 15 anos de escolas de Curitiba, além de jovens e adultos.
“Quando perguntávamos para as pessoas quais produtos elas utilizavam que vinham das florestas, todas citavam apenas o papel. Então, tivemos a oportunidade de mostrar o setor e como as árvores estão mais presentes no nosso dia a dia do que a gente imagina, com produtos madeireiros e não madeireiros. O grande destaque foi o álcool à base de nanocelulose, e muitos visitaram o estande para saber mais sobre isso”, contou Gabriela.
Nosso agradecimento ao Laboratório Benefícios da Floresta e ao PET Madeireira pelo convite e pelo espaço.