A Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE Florestas) e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) realizaram uma reunião estratégica para alinhar pautas de interesse comum do setor agroflorestal. O encontro, realizado no dia 10 de setembro, teve como objetivo debater o alinhamento institucional, as ações conjuntas sobre o tarifaço e a segurança jurídica.
“Buscamos maior alinhamento entre a FAEP e a APRE porque são duas entidades que representam quem trabalha no campo no Paraná. Estarmos próximos, política e institucionalmente, é fundamental para dar mais força às nossas pautas”, destacou Fabio Brun, presidente da APRE Florestas.
A reunião contou com a presença do presidente da APRE, Fabio Brun, do diretor executivo da APRE, Ailson Loper, do consultor jurídico Gabriel Mantovani e da assessora técnica Maria Lucia Siqueira, bem como do presidente da FAEP, Ágide Meneguette, o gerente do Departamento Relações Sindicais, João Lazaro Pires das Neves, o gerente do Departamento Técnico Econômico e Legal, Jefrey Kleine Albers, e o assessor da Presidência, Carlos Augusto Cavalcanti Albuquerque.
Um dos principais temas debatidos foi o andamento da atualização da lei florestal do Paraná, que vai dar mais segurança jurídica às empresas do setor. “A atividade do setor florestal é de longo prazo e não podemos ter mudanças repentinas nas regras do jogo. Essa atualização é fundamental para dar estabilidade ao setor”, afirmou Ailson Loper, diretor executivo da APRE Florestas.
União de forças contra desafios
Além dos temas jurídicos e legislativos, as entidades também discutiram a importância de unir esforços em questões como a revisão tarifária imposta pelo mercado norte-americano e a representação conjunta em instâncias nacionais.
“A FAEP demonstrou disposição em trabalhar ao nosso lado em temas de interesse comum. Esse espírito de cooperação é essencial para que possamos enfrentar desafios e construir soluções mais sólidas para o campo”, conclui Brun.