Sala de Imprensa

Águia Florestal comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com ações do Projeto Força Verde Mirim

Objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, os alunos do projeto Força Verde Mirim realizaram uma série ações de conscientização ambiental. Eles seguiram da Escola Municipal Eloy Avrechack, na localidade de Cerrado Grande, em Itaiacoca, para uma visita à unidade industrial da holding Águia, circulando pela empresa para incentivar os trabalhadores a realizarem ações de cuidado com o meio ambiente. A holding Águia Participações engloba três setores distintos: Águia Sistemas de Armazenagem, Águia Florestal Indístria de Madeiras Ltda e Smart Sistemas Construtivos. Ainda nesse dia, os alunos conheceram o projeto de Taxidermia da Policia Ambiental, encontrando alguns animais taxidermizados, e partiram para uma blitz de educação ambiental no centro da cidade, levando o recado do campo para a população.

O engenheiro florestal, diretor florestal da Águia e presidente da Apre, Álvaro Scheffer Júnior, recebeu e acompanhou as crianças em todas as atividades do dia. “A empresa tem uma ligação muito grande com o meio ambiente, uma vez que 50% de sua área são compostos por florestas preservadas ou nativas”, conta o engenheiro. Ele relata que o programa de educação ambiental é realizado para que as crianças, desde pequenas, cresçam com a consciência de que o meio ambiente é a casa delas. “Nada mais justo do que as crianças que estão aqui e aquelas que estão por vir tenham direito a ele”, aponta. Segundo o diretor, com o programa, um reflexo positivo foi sentido na própria empresa, já que os trabalhadores passaram a ter mais cuidado com as questões ambientais, influenciados por filhos e colegas que estudam na escola.

“A blitz teve como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre a preservação do meio ambiente, e também foi uma excelente oportunidade para os alunos ‘Guardiões da Natureza’ colocarem em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas do projeto. Nessa atividade, eles são os ‘multiplicadores’, pois levam informações e conceitos sobre o tema, que é preservar a vida. Como os alunos são guardiões da natureza, estão pedindo para que as pessoas preservem e cuidem do nosso planeta”, diz a diretora da escola, professora Sueli Mika Antunes.

Eu achei legal, porque não estamos fazendo tudo no mesmo lugar. Fomos a lugares diferentes”, conta o aluno Eros Lorenzo Moreira, de 8 anos, morador do Passo do Pupo. Ele adorou ver os animais empalhados (taxidermizados) que jamais viu na natureza, embora viva próximo a áreas florestais.

“Foi muito importante os alunos interagirem com os funcionários da empresa, pois, dessa forma, puderam repassar todo o conhecimento adquirido sobre a importância da preservação do meio ambiente, atingindo o objetivo do Projeto Força Verde Mirim”, considerou a soldado Etienne Renaut, da Força Verde.

O projeto

O Projeto de Educação Ambiental Força Verde Mirim foi criado em 2008 pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental. Diversas turmas já foram formadas nesses 10 anos de existência, em diversas cidades do Estado, e esses alunos são as sementes para a melhoria do meio ambiente para a nova geração e para o futuro do planeta. A Águia Florestal é parceira e já disponibilizou o projeto em várias escolas.

Além de aulas teóricas sobre meio ambiente, diversos passeios são realizados para as aulas práticas (Parque Buraco do Padre, Parque Estadual de Vila Velha, Quartel 13º BIB, Corpo de Bombeiros, visita à indústria Águia etc).

Ao fim das atividades, é realizada uma viagem de estudo, com o objetivo de festejar os objetivos alcançados, e para o encerramento é realizada uma solenidade de formatura.

Em 2018 e 2019, a Águia escolheu desenvolver o projeto na área rural, especificamente na região do Crutac, Distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa, na Escola Municipal Eloy Avrechac. A escola percebeu resultados muito significativos, tanto no cuidado e conhecimento sobre o meio ambiente,  como também no comportamento, educação, responsabilidade e comprometimento dos alunos. O projeto Força Verde Mirim tem transformado o ambiente por onde passa.

 

Fonte: Águia Florestal