Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin abre inscrições para um novo Pitch Day, iniciativa de inovação aberta da Companhia que, desta vez, busca ideias inovadoras para o controle do ‘mexilhão-dourado’. Estudantes, empreendedores e empresas de todo o País podem inscrever seus projetos até 30 de junho no portal Inova Klabin.
O desafio lançado pela Companhia busca ideias e projetos eficazes para auxiliar no controle do molusco de espécie invasora que se reproduz com rapidez e causa transtornos nas tubulações e sistemas de captação de água para uso operacional no Rio Tibagi, no Paraná, podendo causar o entupimento do sistema. De origem asiática, o ‘mexilhão-dourado’ (Limnoperna fortunei) possivelmente chegou à América do Sul de maneira acidental, praticamente não possuindo predadores na fauna brasileira e apresentando enorme capacidade de reprodução e dispersão.
O processo de seleção do Klabin Pitch Day aceita soluções em diferentes estágios, desde que apresentem formas de controle sustentável e sem gerar resíduo ou poluição ao meio ambiente. As propostas inscritas serão avaliadas por uma banca e, na sequência, selecionadas para participar do Pitch Day.
“A questão do ‘mexilhão-dourado’ é complexa e exige uma solução não convencional, mas que esteja alinhada às premissas de sustentabilidade da Klabin. Enxergamos a inovação aberta como uma importante aliada para a resolução de desafios como estes, além de permitir uma aproximação com universidades, startups e outros parceiros”, explica Renata Freesz, gerente de inovação da Klabin.
O Klabin Pitch Day teve sua primeira edição realizada em 2018 e integra uma série de programas de inovação da Companhia, que busca construir uma rede global de contatos capazes de resolver desafios, compartilhar conhecimento e gerar valor para a empresa e para a comunidade científica. Saiba mais no link.
Sobre a Klabin
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
Foto: Divulgação