Levantamento divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) indica que o Brasil já ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades consumidoras com geração própria de energia a partir de fonte solar fotovoltaica.
Apesar do número elevado, o Brasil tem potencial para muito mais. Isso porque dos mais de 89 milhões de consumidores de eletricidade no país, somente 1,1% faz uso do sol para a produção de energia, que é limpa, renovável e competitiva. A expectativa da Absolar é que a tecnologia em telhados e pequenos terrenos avance em 2022 e nos próximos anos.
Consumidores residenciais representam 76,6% das unidades consumidoras que utilizam a geração própria de energia solar. Os consumidores do setor de comércio e serviços vêm em segundo lugar, com 13,4% da fatia. Produtores rurais, indústrias e Poder Público representam, respectivamente, 7,6%, 2,1% e 0,3% do total.
5,4 mil municípios de todos os estados brasileiros contemplam a geração própria de energia solar, com destaque para Cuiabá (MT), Brasília (DF), Uberlândia (MG), Teresina (PI) e Fortaleza (CE).
Foto: Pixabay