O último Ibá Digital do ano aborda a Economia Circular que, como o próprio nome diz, faz com que o sistema econômico funcione como um ciclo. O processo baseia-se no reaproveitamento de materiais para a produção e depois segue a ordem de utilizar, reutilizar, refazer, e reciclar, voltando assim à etapa inicial da produção e fechando o ciclo – ao mesmo tempo que começa um novo. Assim, os materiais podem voltar à natureza ou através de outras formas com menor impacto ambiental.
Confira abaixo os destaques das associadas à Apre:
Iniciativa da Fábrica de Papel HyPerform® transforma resíduos em geração de renda para pequenos agricultores
Reduzir a geração de resíduos e regenerar sistemas naturais são algumas das soluções apontadas pelo conceito de economia circular para uma produção mais sustentável. E é com esse propósito que implementamos, em nossa Fábrica de Papel HyPerform® de Três Barras (SC), uma iniciativa que transforma resíduos da produção em um material rico para a agricultura, beneficiando pequenos produtores rurais de Santa Catarina e também funcionários(as) da unidade.
Economia circular é a forma da Klabin enxergar o futuro
A transição da economia linear, que considera a extração da matéria-prima, a produção, o consumo e o descarte, avançou de forma considerável nos últimos anos para o modelo circular, que preza pela reutilização e pelo retorno dos materiais que seriam descartados à cadeia produtiva, onde ganham nova utilização. Como uma das empresas que lidera esse movimento no Brasil, a Klabin já opera neste sistema, que norteia uma série de iniciativas internas, assim como o desenvolvimento de soluções para o mercado.