Sala de Imprensa

Sistema Faeb/Senar e ABAF, com apoio da Embrapa Florestas, realizam webinários “Capacitação do Agro”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Manejo de pragas e formigas em florestas plantadas e a importância do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) são os temas do ciclo de webinários “Capacitação do Agro” que o Sistema Faeb/Senar/Sindicatos realiza em parceria com a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF). O evento conta ainda com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Florestas. Esse evento será aberto para todo o público do meio rural. Inscrições pelo site: eventos.sistemafaeb.org.br.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, essas capacitações são fundamentais para qualificar cada vez mais os trabalhos dos técnicos, consultores e profissionais das áreas de ciências agrárias.

“É muito importante também a participação de produtores e trabalhadores rurais, uma vez que o conhecimento ajuda a superar os desafios encontrados no agro. Essa parceria com a Abaf e a Embrapa Florestas possibilita que a gente reúna os maiores nomes do país, garantindo um conhecimento de alta qualidade para todos que participarem do webinário”. Ele acrescentou ainda que “o conhecimento é o grande impulsionador do campo e tem o poder de transformar, ainda mais, o nosso setor”.

Sobre o Ciclo de Webinários

O primeiro evento, “Manejo de pragas florestais (lagarta parda)”, acontece dia 30/06, às 17h30, com o engenheiro agrônomo, Professor Dr. Carlos Wilcken, do Departamento Proteção Vegetal, FCA/UNESP – Campus de Botucatu.

“Manejo de formigas em florestas plantadas (eucalipto)” será o segundo evento, que acontece em 28/07, às 17h30, com o engenheiro florestal, professor Ronald Zanetti, Mestre e Doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Lavras.

O terceiro encontro será sobre o “Sistema ILPF”, e acontece em 25/08, às 17h30, com o pesquisador da Embrapa Florestas, Vanderley Porfírio da Silva. Doutor em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina, tem experiências em pesquisa e transferência de tecnologias para sistemas agrossilvipastoris e silvipastoris (ILPF).

Segundo o diretor da ABAF, Wilson Andrade, estes trabalhos são fundamentais para o agro e, agora, com destaque para a atividade florestal. “Este tipo de parceria traz bons resultados, como o aumento da produtividade por hectare, controle eficiente de pragas e uma convivência comprovada entre lavoura, pecuária e floresta. Nosso setor é reconhecido pelo uso de alta tecnologia empregada e aperfeiçoada pelas empresas do setor, com base em experiências internacionais e parcerias com a Embrapa e pesquisadores nacionais”.

Para Andrade, além de tudo isso, este tipo de iniciativa tem muito a oferecer para melhorar as vantagens competitivas do setor. “Precisamos trabalhar para que o mercado atenda as demandas locais por madeira. Temos, aqui na Bahia, ótimas iniciativas no setor de celulose e papel, por exemplo, mas o mercado tem que se desenvolver de forma mais ampla. Precisamos produzir madeira para o uso múltiplo”, informou.

Ele reforçou que este trabalho já vem sendo desenvolvido através do Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS), uma parceria ABAF e ADAB. “O programa tem o objetivode incentivar a inclusão de pequenos e médios produtores no plantio, manejo e processamento da madeira de florestas comerciais para usos múltiplos. O programa trabalha temas relativos à educação ambiental em diversas comunidades rurais: Uso Múltiplo da Floresta Plantada/Programa Mais Árvores Bahia; Regulamentação Ambiental das Propriedades Rurais (Código Florestal/ CAR/ Cefir); Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)/Plano ABC; Preservação dos Recursos Hídricos; Prevenção e Controle de Incêndios Florestais; Controle de Gado nas Áreas de Preservação; Combate ao Carvão Ilegal; e o Programa Fitossanitário de Pragas”, explica.

O Sistema Faeb/Senar O Sistema FAEB/SENAR trabalha para fortalecer o setor agropecuário baiano, defendendo os interesses e direitos dos produtores rurais do nosso estado, além de capacitar e profissionalizar a mão de obra rural. A Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) disponibiliza serviços de assessorias especializadas orientando os Sindicatos e os produtores nas diversas áreas da agropecuária. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem como missão realizar educação profissional e ação social das pessoas do meio rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável da Bahia. Além disso, o Senar contribui para o aumento da renda do produtor rural, difundindo tecnologias através da assistência técnica e também através da formação profissional oferecida gratuitamente pela instituição. A Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faeb/Senar é fundamental para o desenvolvimento da propriedade do produtor rural, contribuindo para a solução de problemas, para aumentar a produtividade, reduzir custos, melhorar condições de produção, preservar recursos, gerar maior lucratividade e repasse de novas tecnologias, através de procedimentos de boas práticas. Por ano, mais de 100 mil pessoas são atendidas pelo Senar Bahia em todo o estado.

A ABAF representa as empresas de base florestal do estado, assim como os seus fornecedores. Essa pluralidade dá à associação a possibilidade de planejar e agir com respaldo nos mais variados âmbitos e em horizontes largos. Por isso, a ABAF fomenta a pesquisa, investe na coleta e tabulação de dados, a exemplo do relatório Bahia Florestal. A indústria de base florestal usa a madeira como matéria-prima, com destaque para a produção de celulose, celulose solúvel, papel, ferro liga, madeira tratada, carvão vegetal e lenha para o processamento de grãos. A madeira utilizada é plantada e é considerada uma matéria-prima renovável, reciclável e amigável ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida humana. Atualmente tem como associados: Aspex, Assosil, Bahia Florestal, Bracell, Caravelas Florestal, ERB, Ferbasa, Henvix, Floryl, JSL, Komatsu, Proden, Sineflor, Suzano, Venturoli, Veracel e 2Tree.

Foto: Divulgação Abaf