Sala de Imprensa

Webinar abordará cultivos de eucalipto, acácia e pinus no Rio Grande do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Após lançar um livro artístico fotográfico intitulado “Riquezas Cultivadas no Rio Grande do Sul – Florestas Plantadas”, a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) e a produtora cultural Simples Assim chamaram representantes da academia e mercado para uma discussão virtual sobre os aspectos ambientais, sociais, econômicos e culturais da atividade de cultivo de acácia-negra, eucalipto e pinus no estado do Rio Grande do Sul. 
O webinar Riquezas Cultivadas no Rio Grande do Sul – Florestas Plantadas acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de novembro, às 14h, em lives na rede social da Ageflor (FB.com/FlorestaRS), com mediação da assessora técnica, Engenheira Florestal Margô Guadalupe Antônio. Cada evento terá duração de aproximadamente uma hora. A atividade é gratuita e não tem necessidade de inscrição prévia.
A programação tem em seu primeiro dia, 23/11, o foco na eucaliptocultura no Rio Grande do Sul. Na data, Estarão juntos na conversa o professor doutor  Jorge Antonio Farias, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria, e o produtor florestal Claudio Renck Obino, engenheiro agrônomo, sócio-gerente da consultoria PlanetWood.

No segundo dia, 24/11, o tema é a acacicultura e participam o professor doutor Dilson Antonio Bisognin, titular do Departamento de Fitotecnia e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria, e o diretor do Grupo Seta e presidente do Conselho Deliberativo da Ageflor, Diogo Carlos Leuck.

Já no último dia, 25/11, a pauta são os cultivos gaúchos de Pínus. Os especialistas convidados são o professor doutor Rafaelo Balbinot, do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria -Campus de Frederico Westphalen, e o gestor florestal da Madem S/A e vice-presidente Adjunto da Ageflor, engenheiro florestal Daniel Chies.

O webinar Riquezas Cultivadas no Rio Grande do Sul – Florestas Plantadas é apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo – Governo Federal – Pátria Amada Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, numa realização da Ageflor e da produtora cultural Simples Assim, com planejamento cultural da Kunst Empresa de Cultura. 
O projeto conta com Patrocínio Master da CMPC Brasil e Patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan – Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas, Navegação Aliança e Grupo Seta.
SERVIÇO
O QUE: Webinar Riquezas Cultivadas no Rio Grande do Sul – Florestas Plantadas
QUANDO: 23, 24 e 25 de novembro, sempre às 14h
COMO: Lives gratuitas de 1h com especialistas da academia e do mercado sobre eucalipto, acácia e pínus
ONDE: Rede social da Ageflor (FB.com/FlorestaRS) e projeto Riquezas Cultivadas (FB.com/RiquezasCultivadasnoRSFlorestasPlantadas). Confirme participação para ser notificado quando for ao ar em https://www.facebook.com/events/835623563840965/

LIVRO
O livro Riquezas Cultivadas no Rio Grande do Sul – Florestas Plantadas é uma produção artística sobre as paisagens e as florestas plantadas gaúchas em seus mais diversos aspectos, com fotos de Mateus Portal e textos de Álvaro Bueno.  
Para a produção das imagens que compõem a obra, o fotógrafo estudou o universo da atividade florestal. Nas saídas de campo, Mateus voltou seu olhar minuciosamente para as diversas atividades envolvidas, da produção de mudas à colheita das árvores. Com sensibilidade, deu foco também ao papel das pessoas nesses processos e para a harmonia dos plantios com o ambiente natural.
Os textos no início de cada capítulo complementam o passeio pelas paisagens gaúchas de regiões com árvores cultivadas, trazendo informações sobre a história e dados sobre a presença das florestas plantadas de acácia, eucalipto e pínus. Destacam ainda os usos dos produtos oriundos desses plantios comerciais e contribuições do setor para a sustentabilidade socioambiental.
 A obra está disponível para aquisição no valor de R$ 50,00 por meio de solicitação no site www.ageflor.com.br/riquezascultivadas ou e-mail riquezascultivadas@ageflor.com.br. O valor será revertido para ações socioambientais relacionadas ao setor.