As associadas estaduais se reuniram esta semana na sede da Associação Paranaense de Empresas de Base florestal (Apre), em Curitiba, para alinhamento prévio e sugestões de encaminhamento dos temas pautados na câmara setorial de florestas plantadas do MAPA.
Compartilhada pela Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif) a dificuldade enfrentada em relação à cobrança de ICMS da madeira em pé, pois segundo o entendimento do governo estadual a floresta com destinação comercial é bem móvel por antecipação, sendo assim é passível de cobrança do imposto. A situação tem gerado um passivo grande para as empresas que têm comercializado madeira no Estado. A Amif está articulando com o governo para chegar a um acordo entre as parte e sugeriu que as demais associadas acompanhem o tema em seus respectivos estados.
Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Florestas Plantadas
Realizada no Congresso Mundial da IUFRO, a 44ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Florestas Plantadas. Em relação ao PlantarFlorestas, foi sugerido pelos membros que o presidente da câmara seja o coordenador do Grupo de Trabalho de implementação do plano. Além disso, a atualização do plano deve ser pauta constante das próximas reuniões.
Solicitado que a câmara atue junto à câmara setorial de insumos agropecuários para o registro de defensivos para culturas florestais consideradas de suporte fitossanitário insuficiente (minor crops) como teca, mogno africano, paricá, cedro australiano, entre outras.
Apresentado pelo advogado Aldo De Cresci, representando o senador Irajá Abreu, o racional da construção PL 2963/19, terras para mais empregos e mais alimentos (nova abordagem do tema terra para estrangeiros), que visa trazer mais segurança jurídica para os investimentos no País. Recentemente, o relator, senador Rodrigo Pacheco (DEM/MG), apresentou relatório favorável ao projeto com 16 emendas de sua autoria. Segundo De Cresci, as emendas foram apenas de ordem técnica, não alterando assim o conteúdo do PL.
Aprovada a solicitação da PROMAT (Associação das Empresas Produtoras de Madeira Tratada) de se tornar membro.
Fonte: Ibá