Sala de Imprensa

Madeira adensada supera resistência dos metais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Redação do Site Inovação Tecnológica – 01/04/2025

Madeira autodensificada

Pesquisadores da Universidade de Nanjing, na China, desenvolveram uma nova estratégia de autodensificação que permite criar madeira super resistente – tão resistente a ponto de substituir metais e ligas metálicas.

Dafang Huang e seus colegas usaram uma combinação de deslignificação parcial e um processo de “inchamento” a líquido para liberar e reorganizar as fibras da madeira.

Este método permite que as fibras se movam para dentro e preencham o lúmen da célula. A seguir, a madeira é seca ao ar, para atingir a autodensificação, quando então ela passa por uma redução drástica de volume, próxima dos 80%.

Ao contrário das madeiras comprimidas tradicionais, que dependem de uma compressão unidirecional a quente, esta madeira autodensificada apresenta um encolhimento uniforme na área transversal, mantendo sua dimensão longitudinal.

A madeira autodensificada resultante apresenta propriedades mecânicas excepcionais, atingindo uma resistência à tração ultra-alta de 496,1 MPa, resistência à flexão de 392,7 MPa e tenacidade ao impacto de 75,2 kJ/m2. São marcas que superam largamente a madeira natural e a madeira comprimida tradicional.

A madeira autodensificada também apresenta propriedades mecânicas uniformes em todas as direções, o que a torna adequada para ambientes mecânicos complexos – embora largamente usada na construção, a madeira natural tem uma resistência insuficiente para aplicações avançadas de engenharia.