Sala de Imprensa

Mapa formaliza parceria para potencializar ações do Plano Floresta + Sustentável

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), assinou, nesta terça-feira (30), na sede da pasta, Protocolos de Intenção com quatro associações que são referência em atividades voltadas para o setor florestal brasileiro, entre elas a APRE. O objetivo é estabelecer parcerias que visam ampliar as oportunidades para o silvicultor e o apoio institucional à Rede Floresta +, do Plano Floresta + Sustentável, proporcionando mais investimento e cooperação técnica para o setor.

Os protocolos representam o compromisso das instituições em trazer para a Rede Floresta + ações colaborativas e integradas, possibilitando a execução de projetos voltados à recuperação de áreas degradadas e reflorestamento e o desenvolvimento da cadeia produtiva florestal, causando impacto positivo para os produtores.

Firmaram compromisso com o Mapa, a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), a Associação dos Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta/MT), a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI), e a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre). A entrada destas instituições na Rede Floresta + vai facilitar a interligação entre os projetos e as entidades interessadas em financiá-los.

De acordo com o secretário substituto de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismos (SDI), Pedro Neto, a adesão dessas associações à Rede Floresta+ valida a importância desta cadeia produtiva, que tem como base a floresta plantada. “O estímulo à economia de base florestal, além de atender ao Plano de Ação para Recuperação de Áreas Degradadas e Manejo de Florestas do Mapa, contribui para implementação de práticas sustentáveis, abrindo novas possibilidades de negócio e renda para o produtor rural”, destacou.

Segundo o presidente da IBÁ, Paulo Hartung, a participação da Indústria Brasileira de Árvores na Rede Floresta+ vem coroar o empenho do Mapa em construir uma aproximação entre o setor privado e o governo federal. “O fomento e a parceria do Mapa em ações que potencializam o setor têm contribuído para mudar a realidade de milhares de silvicultores brasileiros que produzem hoje com sustentabilidade e rentabilidade”, completou.

“O Mapa, por meio do Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas e o Floresta+Sustentável tem nos representando enquanto setor produtivo de base florestal, que só cresce economicamente, agregando preservação e produtividade”, comentou o superintendente da Abimci, Paulo Pupo.

Participaram do evento a diretora do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas, Lizane Ferreira, e coordenadores e técnicos; o secretário da Arefloresta/MT, Fausto Takizawa; e o diretor executivo da Apre, Ailson Loper.

PLANO FLORESTA + SUSTENTÁVEL

O Plano Floresta + Sustentável, tem por objetivo de impulsionar o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Brasil, focando no estímulo à produção sustentável, na recuperação de áreas degradadas e no fortalecimento de cadeias produtivas.

Entre os três eixos de atuação está a Rede Floresta +, que visa promover a conexão entre instituições detentoras de projetos florestais com investidores, a partir de demanda induzida ou espontânea, criando uma rede colaborativa e integrada.

Fonte e foto: MAPA