A Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) lamenta profundamente o falecimento, aos 75 anos, de Artagão de Mattos Leão, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) e pai do deputado Artagão Junior, presidente do Bloco Temático da Madeira da Assembleia Legislativa do Paraná e defensor do setor florestal do estado. Artagão está sendo velado no plenário do TCE-PR nesta segunda-feira (31), desde o início da manhã. O sepultamento está previsto para 16h, no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba.
Natural de Inácio Martins, na região centro-sul do estado, era formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi deputado estadual por nove anos, entre 1983 e 1991. Neste período, teve papel de destaque como líder do governo na Assembleia Constituinte Estadual, instalada em 1989, ano seguinte à promulgação da Constituição Federal atualmente em vigor. Em 1991, foi nomeado para o TCE, onde ficou até 2022. O ex-conselheiro exerceu também a presidência e vice-presidência na Corte de Contas e foi corregedor-geral da Casa. De acordo com o TCE-PR, Artagão ajudou a consolidar a rede de informática implantada em 1995, que passou a integrar todos os setores do Tribunal, e logo em seguida instituiu o Programa TCE Digital, que possibilitou o trâmite 100% eletrônico de processos e procedimentos administrativos internos.
O governo estadual decretou luto oficial de três dias em função da morte do conselheiro aposentado. O TCE-PR também formalizou, por portaria, luto oficial de três dias.
Nossos sinceros sentimentos à família e aos amigos.
Imagem: Divulgação TCE-PR