Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin consolidou este ano os resultados de sua ferramenta de planejamento de estradas florestais, após três anos em utilização na fase de teste. A iniciativa é um projeto pioneiro da Companhia no Brasil e apresentou um retorno de investimento de 5800%, convertendo 450 hectares de estradas em áreas de efetivo plantio, ao mesmo tempo que foi reduzindo o potencial erosivo destas áreas, trazendo mais produtividade e ganhos ambientais.
O sistema tecnológico criado pela empresa com o parceiro de negócios, Opt Geosolutions, e batizado como Ferramenta de Planejamento de Estradas, simula cenários físicos e financeiros de estradas florestais a partir da compilação de mais de 80 indicadores e de mapas temáticos e interativos. Os inputs da ferramenta consideram características físicas do terreno e da floresta, como gênero e volume de madeira, usos do solo, declividade e estradas existentes, para que a resposta gerada seja concisa com as condições reais do terreno.
Deste modo, a Klabin consegue refinar o planejamento de estradas, otimizando o tempo de análise e diminuindo desvios entre planejado e executado, já que com o grau de refino dos resultados é possível identificar quais são os melhores desenhos de estradas, considerando as premissas operacionais da Companhia.
Antes do desenvolvimento da ferramenta, o planejamento de estradas florestais era feito de forma manual, com a utilização de mapas impressos e visitas de validação a campo. Após a implantação do novo sistema, as validações em campo se tornaram mais ágeis e assertivas, com as respostas da análise apontando as áreas mais críticas para serem analisadas na visita. Juntamente com a implantação da ferramenta, os colaboradores foram capacitados para operar e interpretar de forma analítica as respostas dadas por ela, reforçando a tecnologia como ferramenta do colaborador.
“O desenvolvimento reforça o pioneirismo da Klabin em levar a transformação digital para o campo, fortalecendo a inovação como direcionador de seus negócios. Com o sistema, conseguimos analisar pelo computador de forma mais rápida, as áreas para construção de estradas florestais e sua viabilidade, economizando tempo e recursos”, afirma Darlon Orlamunder, diretor de Operação Florestal da Klabin.
Sobre a Klabin
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
Somente no Paraná, gera mais de 11 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.
A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.