A Ibá se reuniu com o presidente da Câmara setorial de Florestal Plantadas (PNFP), Diogo Leuck, com o coordenador-Geral de Fomento e Inclusão Florestal do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Fernando Castanheira, e o diretor Geral da Embrapa Florestas, Erich Schaitza, para discutir a implementação do Plano Nacional de Florestas Plantadas (PNFP). Na última reunião da CSFP foi anunciado que o SFB oficializou uma parceria com a Embrapa Florestal, com a transferência de um milhão de reais, para apoiar a implementação das ações previstas no PNFP.
Segundo informado, a parceria terá como foco um diagnóstico sobre demanda por produtos florestais, potencial de mercados, e tecnologias e práticas para plantio de florestas e beneficiamento de produtos disseminados e disponibilizados para instituições, empresas e sociedade. Essas informações serão importantes para dinamizar o plano, qualificar as metas e endereçar as ações de maneira mais assertiva, pois o plano é uma referência para o setor de florestas plantadas e precisa estar conectado às políticas públicas do governo.
Além disso, o plano precisa ser revisitado a cada 5 anos, o que acontecerá no final de 2023. Para isso, a Embrapa Florestas fará uma nova consulta aos diferentes atores para uma atualização dos objetivos nacionais florestais e sugestão de plano de ação, garantindo assim que todos os elos da cadeia produtiva do setor estejam contemplados. Nessa revisão, também serão consideradas as ações já endereçadas até o momento pelos diferentes atores que compõe a CSFP, incluindo Ibá e associações estaduais, que têm contribuído ao longo dos últimos anos para a implementação do plano.
Foto: Divulgação IBÁ