Mais uma vez, a madeira de florestas plantadas esteve em evidência durante quatro dias na capital do Paraná. Curitiba recebeu novamente a Semana Internacional da Madeira (SIM), que nesta quarta edição contou com três eventos técnicos: WoodTrade Brazil, Wood Protection e Pro Wood, além da Lignum Latin America, do Encontro da Cadeia Produtiva da Porta (Encapp) e da inédita Pica-pau Fest. O destaque ficou para nível do público. Mais de 60% dos participantes da SIM eram diretores, gerentes, supervisores, coordenadores ou outros tomadores de decisão.
Organizado pela Malinovski, durante os dias 13 a 16 de setembro, a Semana Internacional da Madeira levou para o Campus da Indústria da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) grandes experts de diversos países que apresentaram novas tecnologias e tendências, além de elevarem o nível do debate em torno da cadeia produtiva da madeira e das oportunidades e desafios dos mercados.
Na terça-feira (13), a quarta edição do WoodTrade Brazil abriu a SIM com recorde de público e deu a tônica do que viria pela frente. Promovido em parceria com a ABIMCI (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente) e FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), mais de 600 profissionais debateram condições de competitividade, perspectivas e o potencial dos mercados para os diversos produtos da cadeia produtiva da madeira. O encerramento contou com a apresentação do jornalista e apresentador Augusto Nunes, que falou sobre cenários econômicos e políticos no Brasil.
Nos dias seguintes (14 e 15), também no Campus da Indústria da FIEP, ocorreram a Wood Protection – Conferência Sul-Americana de Tecnologias para Proteção de Madeira; e a Pro Wood – Conferência Internacional de Tecnologias para a Indústria da Madeira. Juntas, as duas conferências tiveram cerca de 200 inscritos.
A partir de quarta-feira (14), no período da tarde, todas as atenções se voltaram para o pavilhão de eventos do Parque Barigui, onde aconteceu a quarta Lignum Latin America, a feira da cadeia produtiva da madeira, com foco na madeira sólida de pinus.
A maior edição de todos os tempos da feira reuniu um público altamente qualificado e bateu recordes, tanto em número de expositores (120) quanto de visitantes (8.298). Durante os três dias da feira passaram pelos corredores da Lignum Latin America profissionais de 20 estados da federação e de outros 14 países: Argentina, Bahamas, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Japão, Paraguai, Portugal e Uruguai.
Entre as novidades deste ano para a Semana Interacional da Madeira estava a realização da quinta edição do Encontro da Cadeia Produtiva da Porta (Encapp), dentro da Lignum Latin America. A feira dentro da feira reuniu empresas fabricantes e fornecedoras para o segmento de portas de madeira. Outra novidade foi a realização da inédita Pica-pau Fest, uma festa que celebrou a paixão pela madeira. Mais de 350 pessoas brindaram ao som de muito rock durante a noite de quinta-feira (15), no Maggiore Eventos e Gastronomia, dentro do Parque Barigui, próximo à feira.
“O sucesso de todos os eventos da SIM e da Lignum Latin America só foi possível com o apoio de nossos 120 expositores, das empresas patrocinadoras que acreditam no potencial dos eventos da Malinovski e dos diversos parceiros institucionais e de mídia. Agradecemos a todos e, especialmente à ABIMCI, que é a voz da indústria da madeira”, conclui Ricardo Malinovski, diretor-geral da Lignum Latin America e CEO da Malinovski.
Para fotos da Semana Internacional da Madeira e da Lignum Latin America, clique aqui.
Foto: Divulgação