
A marca de roupas experimentais Vollebak fez um protótipo de jaqueta com 250.000 peças de nogueira americana cortadas a laser .
Vollebak criou o Wooden Jacket para mostrar que a madeira poderia ser um material viável para fazer roupas.
“Como ex-arquiteto, sou fascinado por todos os materiais e como eles podem ser usados”, disse o cofundador da Vollebak, Nick Tidball.
“A madeira é um dos materiais de construção mais abundantes do planeta e tem sido assim desde o início da humanidade”, ele continuou. “Trinta por cento de todos os edifícios do mundo são feitos de madeira, então para mim é um material que vale a pena explorar para a indústria de vestuário.”
A jaqueta de aparência quadrada foi feita de folhas de nogueira americana de 0,5 milímetro de espessura que foram cortadas a laser em aproximadamente 250.000 blocos.
Esses blocos foram colados em uma sarja de algodão trançado, e as peças foram conectadas com 60 costuras coladas.
“Adoramos explorar novos materiais e ideias”, disse Nick Tidball.
“Acredito que eventualmente ele se tornará um material altamente viável e estamos interessados em explorar como podemos fazer isso na Vollebak.”
Feita em uma fábrica na Itália, a jaqueta é um protótipo, e a Vollebak pretende lançá-la comercialmente em cerca de dois anos.
“Precisamos fazer muito mais experimentos primeiro”, acrescentou Nick Tidball.
A jaqueta é a mais recente peça de roupa feita com materiais experimentais pela Vollebak, que Nick Tidball criou em 2015 com seu irmão gêmeo Steve.
A marca já havia fabricado uma jaqueta quase indestrutível de Dyneema , uma fibra 15 vezes mais forte que o aço, uma jaqueta que mata vírus feita de 11 quilômetros de cobre e um casaco de grafeno que atua como um radiador .
A fotografia é de Sun Lee, cortesia da Vollebak.