Sala de Imprensa

Com mais de 6,5 toneladas produzidas em 2022, o programa Mel Florestal WestRock auxilia na geração de renda e na biodiversidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma produção agrícola sustentável, que apoia comunidades, fomenta a geração de renda e colabora para a preservação da biodiversidade. Essa é a proposta do Programa Mel Florestal WestRock, empresa global fornecedora de soluções sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado. Desenvolvido nas cidades de Três Barras, Mafra, Bela Vista do Toldo e Major Vieira – todas em Santa Catarina -, o Programa Mel Florestal consiste em promover, de forma responsável, a apicultura em áreas nativas preservadas pela empresa, que representam 47% de suas áreas florestais.
 

Por meio do projeto, pequenos produtores rurais podem diversificar sua atuação no campo e conquistar fonte de renda adicional. Atualmente, são cerca de 50 pessoas diretamente impactadas pelo programa de três associações de apicultores parceiras do projeto, com mais de 90 apiários instalados. Desde a implementação do projeto até a safra de 2022, mais de 16 toneladas de mel orgânico foram produzidas. Só neste ano, mais de 6,5 toneladas de mel foram produzidas e comercializadas pelos apicultores. 
 

Além de auxiliar na independência financeira dos apicultores – atividade predominantemente familiar -, a proposta do programa também envolve a doação de parte do mel produzido para entidades sociais da região de Três Barras. Em 2022, cerca de 650 kg do produto foram doados para instituições, como APAEs, hospitais filantrópicos e associações que atuam diretamente na promoção da saúde e da diversidade e inclusão de pessoas. “Quando aliamos a preservação da biodiversidade, a geração de renda para as comunidades e o apoio a entidades sociais, trabalhamos com os três pilares da sustentabilidade: o social, ambiental e econômico. Deste modo, é mais uma iniciativa que coloca em prática o nosso compromisso com um futuro mais sustentável”, define Cynthia Wolgien, diretora de Sustentabilidade, Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social. 
 

Produção do mel em áreas nativas beneficia o meio ambiente

O Programa Mel Florestal também colabora para a preservação dos serviços ambientais em áreas nativas, como a polinização realizada pelas abelhas – essencial para a reprodução de espécies da flora, geração de frutos e fornecimento de alimentos para espécies de animais.
 

Além disso, a proximidade das florestas plantadas também auxilia na produção de um mel com qualidade superior. Rafaela Reis, Engenheira de Meio Ambiente na WestRock, explica que a atividade de apicultura em áreas de floresta nativa favorece essa produção sustentável: “Por estar em áreas nativas conservadas envoltas por florestas plantadas, a produção de mel não é impactada por atividades externas ao manejo florestal. A proximidade das florestas plantadas WestRock também beneficia a atividade devido à busca de pólen pelas abelhas nessa área”. 
 

O objetivo nos próximos anos é ampliar o número de municípios e associações de produtores atendidas pelo programa, aumentando o cultivo responsável de mel, os benefícios ao meio ambiente e a oportunidade da geração de renda a mais famílias de pequenos produtores rurais, por meio do uso sustentável das florestas nativas.

Sobre a WestRock

A WestRock é parceira de seus clientes para fornecer soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens que impulsionem seus negócios. São 50.000 funcionários que apoiam os clientes ao redor do mundo em mais de 320 operações e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Saiba mais no site.

Foto: Divulgação WestRock